quarta-feira, 16 de maio de 2012

Sementes de Chia


CHIA É A SEMENTE QUE ELIMINA GORDURA

Chia existe nas versões em grãos, farinha e óleo; tem efeito superior ao da linhaça no papel de combater a fome e desintoxicar o organismo.

O que é
Originária do México, a chia é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física.

Composição
Entre os principais componentes está o ómega 3 - em teor mais elevado do que o encontrado na linhaça. também tem fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína.

A chia age em três frentes distintas que auxiliam no emagrecimento
· Causa saciedade: "as sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. Devido a essa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores".
· Combate inflamação: "a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controlo sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeito/a. O ómega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controlo sobre o apetite".
· Desintoxica: "a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes".

Outros benefícios
Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.

Contraindicações
Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Logo, para emagrecer, coma apenas a quantidade indicada pelo nutricionista ou médico.

Como consumir?
Pode ser encontrada de três formas - in natura (grãos), óleo e farinha. Mas independentemente da forma que preferir consumir, a chia deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (pequeno-almoço, almoço ou jantar).


Para se ter uma ideia 100 gramas de Chia (salvia hispanica) possuem 36 % de fibras insolúveis e 5 % de fibras solúveis, ou seja, 41% de fibras dietéticas. Para se entender melhor:

- FIBRAS INSOLÚVEIS: tem grande capacidade de absorver água, assim acelerando o trânsito intestinal e aumentando o peso das fezes.

- FIBRAS SOLÚVEIS: quando essas fibras entram em contacto com os líquidos que estão no intestino e no estômago, formam uma espécie de gel que prolonga o tempo de absorção da glicose e também promove a saciedade.
Assim a chia salvia é um super alimento para auxiliar na saúde intestinal, contribuindo para a redução do risco de algumas doenças e emagrecendo de forma saudável.

Dica:
Pequeno-almoço: 1/2 Papaia ou mamão com uma colher de sobremesa de sementes de chia com um copo de chá erva-príncipe ou hortelã-pimenta com 1/2 torrada de pão de centeio. 
OU  
Pequeno-almoço: 1 iogurte de soja ou natural com uma colher de sobremesa de sementes de chia com 1 kiwi (maduro) com 1/2 torrada de pão de centeio.

1 comentário:

  1. Comecei usar a semente de chia associada a semente de girassol no suco de noni. Esta minha composição está correta para que eu venha ter um ótimo resultado? Sei qual os resultados que quero conseguir. Aguardo resposta no meu e-mail: lourivasouza@gmail.com

    ResponderEliminar